sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Luis Miguel Menoito...
Luís Miguel Menoito, de apenas 10 anos, é um pequeno herói no Barreiro. A mãe, Maria, de 51 anos, é epiléptica e quem a socorre, há três anos, é o pequeno Luís.
A última crise convulsiva de Maria Menoito aconteceu há um mês e quem a salvou foi o filho. Apesar da tenra idade, nunca perdeu a calma, chamou o 112 e deu todas as informações ao INEM sobre o estado da mãe. Quando os bombeiros chegaram à rua de Maria e Luís, tinham uma criança de calções e camisola, ao frio, à espera da ambulância, a acenar aos bombeiros, com uma calma que surpreendeu tudo e todos.
«O Luís informou-nos logo do que tinha a mãe. E fê-lo com uma calma que nunca tínhamos visto. Assim que chegámos a casa, encontrámos a mãe no chão. O Luís chamou os vizinhos, ligou para o 112 e ainda nos deu toda a documentação», recorda Jorge Costa, membro dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, no Barreiro, o motorista que conduziu a família ao hospital naquela noite fria.
A história impressionou e comoveu a corporação. Luís vive apenas com a progenitora e lida com a doença desde pequeno. Quando Maria passa a noite no hospital, a criança fica a cargo de uma instituição no Barreiro. «Às vezes é ele quem me alerta para tomar a medicação», sorri a mãe, orgulhosa do homem da casa. Naquela noite, os bombeiros de serviço, Jorge Costa e Hugo Rodrigues, leram uma carta que lhes tocou, escrita por Maria, onde constavam algumas necessidades da família Menoito.
A onda de solidariedade arranjou roupa e alimentos para os dois e permitiu à corporação conhecer melhor o pequeno Luís. Aluno na 3.ª classe, adora brincar, como qualquer criança. Gosta do Lego e do Homem-Aranha, mas a maior paixão do Luís... é o Benfica!
«É assim desde pequeno. Chega a dormir com o equipamento completo do Benfica. Ainda o tentaram mudar para o Sporting, mas nada feito...», sorri a mãe.
Jorge Jesus «é chato»
O quarto de Luís Menoito está forrado com tudo o que é Benfica - tem fotos de jogadores, cromos e bonecos. «Tenho quatro camisolas, três calções e um par de meias», afirma, orgulhoso.
O jogador preferido é Carlos Martins, emprestado ao Granada. «Também gosto do Ronaldo, do Figo, do Fábio Coentrão e do Aimar»,confessa, apontado para os recortes de jornais. Luís adora todos os jogadores do clube da Luz, mas não é assim tão fã do treinador Jorge Jesus: «É chato. Está sempre aos gritos!»
Luís Menoito pediu um presente ao Pai Natal. É só o que lhe falta: ir ao Estádio da Luz ver um jogo do Benfica pela primeira vez. Quem sabe se 2012 não será o ano em que (alguém) o vai ajudar a concretizar este sonho...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Grande Luís! Ao estádio da Luz já!
ResponderEliminarAbraço.